Pelo fim da captura e morte dos cães de São Vicente

ASSUNTO: Pelo fim da captura e morte dos cães de São Vicente

DESTINATÁRIO: CMSV@CMSV.CV, HELPDESK@CMSV.CV

CC: agir@saveportugal.pt

CORPO DA MENSAGEM:

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Vicente,

Ex.mas e ex.mos Vereadores da Câmara Municipal de São Vicente

Tive conhecimento do que se está a passar em São Vicente, Cabo Verde, onde a Câmara Municipal está a levar a cabo uma captura sem pré-aviso de animais de rua, tendo capturado até animais com tutores e dando somente 3 dias para que estes sejam reclamados pelos tutores, numa denominada "limpeza" por causa de um festival. Para além disso, procedeu também à captura de animais comunitários – um termo que, ainda que se recusem a reconhecer, é uma realidade em muitas comunidades que acompanham a evolução dos tempos e das consciências. (Fonte: https://inforpress.cv/web/guest/w/sao-vicente-grupo-de-cidadaos-critica-forma-miseravel-como-edilidade-mantem-caes-capturados-1)

O trabalho das associações não pode nunca substituir o trabalho das Câmaras Municipais, nomeadamente no controlo populacional, que se faz através da esterilização e não do abate (sendo até mais barato). É também da competência das Câmaras Municipais a existência de infraestruturas adequadas ao bem-estar animal aquando da captura de animais, pelo que canis desativados não são, nem nunca podem ser, uma solução para albergar os animais recolhidos. Para além disso, tomei conhecimento que os animais capturados estão sem água e comida – competência de quem os captura, sendo neste caso a Câmara Municipal; não têm zonas de sombra – competência da Câmara Municipal; as boxes revelam-se pequenas dada a sua sobrelotação – novamente competência da Câmara Municipal; e os cães foram distribuídos pelas boxes sem qualquer tipo de critério, revelando a total despreocupação e irresponsabilidade por parte de quem procedeu a esta captura – a equipa da Câmara Municipal.

Não fosse toda esta situação grave o suficiente, ao invés de se retratar, redimir e corrigir o cenário de terror criado, a Câmara Municipal optou por atacar a associação Sim Ma Bô e os voluntários que a compõem, numa inacreditável falta de noção sobre o trabalho das associações de animais no terreno que, sem o apoio da Câmara Municipal e a disponibilização de verbas, não têm, nem podem ter, a capacidade de resolver todas as questões com que se deparam, nomeadamente alimentar os animais e esterilizá-los. O trabalho das associações de animais acontece, na sua grande maioria das vezes, graças aos donativos dos associados e dos que querem ajudar os animais. Naturalmente que essa ajuda é limitada e daí dever existir apoio por parte das Câmaras Municipais, que com elas deverão criar e manter parcerias, para que se atinjam objetivos que são comuns. O que falhou à Câmara Municipal de São Vicente foi perceber que nunca foi, nem poderia ser, da competência da associação Sim Ma Bô esterilizar todos os animais de rua: essa competência é sempre da Câmara Municipal. Não faz sentido exigir a uma associação o trabalho que à Câmara compete; o que faria sentido era aproveitar a sua existência e criar uma sinergia pelo bem-estar animal, apoiando a sua ação. O trabalho das associações e dos voluntários deve sempre ser reconhecido, e não insultado e desconsiderado, como foi feito por vossas excelências na conferencia de imprensa no dia 8 de agosto.

Cabo Verde e São Vicente têm muito para oferecer aos seus turistas. Contudo, ao ver o modo como São Vicente está a tratar os animais, nada mais me resta senão demonstrar o meu repúdio pela falta de compaixão pelos animais, e boicotar qualquer visita a São Vicente, bem como desincentivar visitas de outros. Nada mais me importa senão os animais, que estão a ver os seus direitos a serem violados pela Câmara Municipal: o direito à vida e o direito à liberdade. Se ainda não o fez, talvez Cabo Verde deva subscrever a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO já em 1978.

Apelo ao bom senso e à empatia de Vossas Excelências para que parem com este massacre, e que cheguem a consenso com as associações de proteção animal locais com um único objetivo: o bem-estar animal dos animais de São Vicente. No final, nada mais importa se não isso.

Obrigada pela vossa atenção. Tenho esperança de que a razoabilidade e a sensatez ganhem terreno nesta situação, e que São Vicente corrija os erros já feitos até aqui e que em nada representam a beleza da vossa ilha, e o ambiente de animação que pretendem para o Festival Baía das Gatas.

Atentamente

ℹ️ Não te esqueças de assinar no final.

envia a mensagem

Atualizado: