Pelo fim do uso de animais em espectáculos de magia
ASSUNTO: Pelo fim do uso de animais em espetáculos de magia
DESTINATÁRIO: lmp@luisdematos.pt
CORPO DA MENSAGEM: Caro Luís de Matos,
Tomei conhecimento da utilização de patos nos seus espetáculos de ilusionismo e venho, por este meio, expressar o meu profundo desagrado e repúdio pelo uso de animais para fins de entretenimento - uma prática desnecessária e que já foi considerada desajustada aos valores éticos da sociedade actual em variadas oportunidades.
Os animais são seres sencientes, capazes de sentir medo, stress e desconforto. A sua utilização em espetáculos implica, muitas vezes, a permanência em espaços pequenos e escuros, a exposição a ruídos intensos e a manipulações que comprometem o seu bem-estar físico e emocional. Submeter animais a estas condições, para mero entretenimento humano, é algo que não pode continuar a ser normalizado.
Acreditamos que o futuro da magia deve assentar na capacidade de encantar sem causar sofrimento, demonstrando que é possível criar espetáculos verdadeiramente inspiradores, baseados na criatividade, na inovação e no respeito por todos os seres vivos.
Assim, apelamos a que reconsidere a utilização de animais nos seus espetáculos e que opte por alternativas éticas, alinhadas com a empatia e o respeito pela dignidade dos animais. Tenho a convicção de que é possível construir um futuro mais justo e compassivo, nomeadamente no mundo da magia.
Agradeço a sua atenção e disponibilidade para reflectir sobre este tema, na esperança de que a sensatez e a empatia prevaleçam.
Com os melhores cumprimentos,
ℹ️ Não te esqueças de assinar no final. Caso o botão de enviar não funcione para ti, podes copiar o texto acima e enviar pelo teu email; usa os destinatários identificados.