Nota de Repúdio - Montaria Serra da Lousã

ASSUNTO: Nota de Repúdio - Montaria Serra da Lousã - 06/jan/24

DESTINATÁRIOS: Executivo da Câmara Municipal da Lousã

CORPO DA MENSAGEM:

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara da Lousã,

Tive conhecimento que, no próximo dia 6 de janeiro de 2024, estão a planear uma montaria ao javali e veado, na Serra da Lousã.

Como se este “evento” já não fosse revoltante o suficiente, qual o meu espanto e profunda desilusão quando verifico que o mesmo conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã!

A sociedade deve repudiar toda e qualquer tipo de violência contra animais, onde naturalmente se inserem as montarias. Ver a Câmara Municipal da Lousã a apoiar um evento deste calibre é algo que não só repudio e condeno, mas que também não posso aceitar. Sabemos que as montarias são eventos de caça com uso de cães e que, nelas, os javalis e veados são perseguidos, trucidados pelos cães e mortos a tiro pelos caçadores. Contudo, nem sempre o javali/veado é morto: por vezes este consegue escapar após ser ferido, ficando a sofrer após um episódio de extremo pânico e agonia. Uma montaria nada mais é do que uma demonstração gratuita de sofrimento e morte, para bel-prazer do ser humano que se diverte em perseguir, torturar e matar um outro alguém. Também os cães ficam muitas vezes feridos, ensanguentados ou nalguns casos morrem nestas atividades cruentas. É isto que a Câmara da Lousã apoia?! Uma crueldade desta magnitude?

Alegar “controlo populacional” não pode justificar uma chacina de animais que, cada vez mais, vêem o seu habitat sob ataque: desde os cortes rasos, à falta de abrigo, escassez de comida… Deveríamos proteger estes animais e a Serra da Lousã, não condená-los à morte deste modo abjeto! Sabemos bem qual é o verdadeiro motivo desta Montaria, ou não fossem as 80 ou 50 balas pedidas por inscrição (“balas”? Estará este evento dentro da legalidade?).

Reitero o meu repúdio, desprezo e repulsa por ver um evento destes a acontecer na Serra da Lousã mas, pior do que isso, por ver que o mesmo conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã. É profundamente lamentável a CML apoiar um ato hediondo, arcaico e cruel como este. Apelo ao Sr. Presidente Luís Antunes que repense a sua posição nesta matéria e a pugnar por uma sociedade progressista com princípios éticos baseados na compaixão e respeito por todos os seres.

Com os melhores cumprimentos,

ℹ️ Não te esqueças de assinar no final.

envia a mensagem

Atualizado: